Dicas de Saúde - Emagrecimento Saudável

7 Dicas essenciais para um Emagrecimento Saudável

Quem está seguindo uma dieta para perda de peso ou, simplesmente, já passou por um processo de emagrecimento – seja por questões estéticas, seja por uma preocupação com a saúde –, sabe: perder peso nem sempre é uma tarefa fácil, exige dedicação e perseverança... Mas, com certeza, vale a pena, especialmente se for levada em conta a melhora na qualidade de vida (o que vai muito além da estética)!

Nos dias atuais, porém, falar em emagrecimento é, muitas vezes, falar em “dietas radicais”, que prometem resultados quase que instantâneos, apenas visando a questão estética. Por isso, quem visa um emagrecimento saudável deve ter em mente, em primeiro lugar, que qualquer dieta que prometa “perda de peso rápida e sem esforço” é prejudicial à saúde e dificilmente oferecerá um resultado definitivo...

Você, aliás, já deve ter ouvido falar do “efeito sanfona”, uma das principais consequências de dietas muitos restritivas e/ou feitas de forma errada: a pessoa emagrece, mas logo recupera o peso perdido, por repetidas vezes. É o que acontece também muitas vezes com pessoas que buscam medicamentos para a perda de peso rápida.

Então, se existe uma “fórmula de sucesso” quando o assunto é emagrecimento, diferentemente do que muita gente pensa: ela não está em forma de medicamento! Trata-se, com certeza, da associação de uma alimentação equilibrada com a prática de atividades físicas. Esta é a melhor maneira de garantir uma perda de peso eficaz e definitiva que traga consigo benefícios para a saúde como um todo (e não o contrário!).

Porém, longe de “prometer milagres”, existem, sim, algumas dicas que podem ajudar no processo de emagrecimento saudável. Confira:

1 – Quem deseja emagrecer, seja por uma questão estética, seja por uma preocupação com a saúde, deve, preferencialmente, procurar por um(a) nutricionista. Contar com ajuda profissional personalizada é a melhor maneira de garantir resultados seguros e se manter motivada durante todo o processo.

2 – Cada dieta tem suas particularidades, mas com certeza frutas, verduras e legumes não deverão ficar fora de uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, as fontes proteicas, como frango, ovos e peixes, serão importantes para a manutenção da massa muscular e para propiciar maior saciedade (evitando o alto consumo calórico).

3 – Aumentar o consumo diário de água também é essencial para quem deseja emagrecer. Uma dica é colocar lembretes no celular, por exemplo, a cada uma hora, com o aviso para tomar água e/ou manter sempre por perto uma garrafinha.

4 – Por mais que a ideia não seja uma alimentação restritiva, é claro que alguns alimentos devem ser retirados da dieta para que o emagrecimento seja possível: são aqueles que possuem alto índice glicêmico e poucos nutrientes, como pão branco, doces, refrigerantes e açúcares em geral, além de produtos industrializados e frituras.

5 – É importante evitar ou, pelo menos, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. Uma dica para quem tem o hábito de beber cerveja nos fins de semana, por exemplo, é estipular uma quantidade fixa da bebida por final de semana e comprometer-se a não ultrapassar essa definição (que, claro, deve ser menor do que a quantidade de costume). Outra orientação interessante é, a cada copo de bebida alcoólica, consumir um copo de água.

6 – Para emagrecer de forma saudável, é preciso se exercitar também, não tem como fugir! Para ter sucesso neste sentido, é fundamental escolher uma atividade que te agrade... E o lado positivo é que as possibilidades são inúmeras: musculação, corrida, caminhada, bicicleta, aula de dança, ginástica, lutas etc.

7 – Para a pessoa que deseja se manter focada na dieta e, principalmente, nas atividades físicas, uma dica interessante é procurar companhia para este processo: seguir uma alimentação saudável é muito mais fácil quando mais pessoas da casa também têm esse objetivo, por exemplo, e se exercitar na companhia de algum familiar ou amigo faz a atividade ser muito mais gostosa.

Vale reforçar que um emagrecimento saudável exige persistência e dedicação, mas os benefícios com certeza compensam: você conquistará mais saúde e bem-estar, além de melhorar a autoestima!

As informações contidas neste site da DFARMA não devem ser usadas para automedicação e não substituem,

 de maneira alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica.

Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.

Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.

  • RedeDfarma
  • RedeDFARMA
  • Google+ Social Icon